Todas as coleções
Push Notifications
Chrome e o bloqueio automático do convite de Push
Chrome e o bloqueio automático do convite de Push

As versões mais recentes do navegador da Google estão bloqueando automaticamente o convite de Push Notifications em algumas situações

Kely Galante avatar
Escrito por Kely Galante
Atualizado há mais de uma semana

Contexto

O Google pretende garantir uma boa experiência de navegação e para isso, decidiu criar novas regras para a exibição do Convite de Push. Dessa forma, o Google Chrome passa a ter em consideração o comportamento do usuário e a reputação do website antes de permitir a exibição do Convite de Push.

Como o Google Chrome decide se deve bloquear o Convite de Push?

Existem atualmente 3 cenários que o Google Chrome considera para bloquear o Convite de Push:

  1. Usuários que frequentemente bloqueiam ou ignoram o Convite de Push — Se habitualmente o visitante bloqueia ou não reage ao Convite das Push, o Google Chrome vai passar a automaticamente bloquear os convites futuros em todos os sites.

  2. Websites que façam envio abusivo de Push Notifications — A Google tem mecanismos de controle da qualidade das Push Notifications que são enviadas. Assim, se detetarem push que encaminhem para virus/malware ou cujo conteúdo seja spam ou falso, os convites poderão ser bloqueados para todos os visitantes. Você pode validar se o seu site está bloqueado nessa URL: https://www.google.com/webmasters/tools/abusive-notifications

  3. Usuários que tenham desligado as Push Notifications nas opções no navegador — Se o visitante foi nas definições do navegador e desabilitou as Push Notifications, nenhum site conseguirá exibir o Convite de Push para ele.

O Pushnews consegue contornar isso?

Não. Nem o Pushnews nem nenhum outro provedor de Push consegue se sobrepor às regras do Google Chrome. Essas regras visam proteger o usuário final e têm que ser respeitadas.

Eu preciso me preocupar com isso?

Antes de mais você tem que perceber que enquanto dono do site, você não é um usuário comum. Ou seja, o seu comportamento é muito diferente do comportamento do público do seu site. Isso significa que se o bloqueio aparece para você, não significa que ele está aparecendo para os visitantes do seu site.

Assumindo que você garante as boas práticas das Push Notifications (envios espaçados e com conteúdo relevante, nunca fazer spam, nutrir a base com novos inscritos, etc), em teoria o bloqueio automático não terá nenhum impacto negativo considerável na sua base pois, lembre-se, ele apenas inibe a exibição do Convite de Push para os usuários que de qualquer forma não iriam se cadastrar nas Push!

Respondeu à sua pergunta?